Criou um blogue há um ano onde partilha o que sabe sobre culinária, exercício e qualidade de vida.
Que cuidados tem com a sua alimentação?
Um dos cuidados que eu tenho é não ficar muitas horas sem comer. Faço pequenas refeições cinco vezes ao dia. Nunca tomo refrigerantes e raramente como carne vermelha. Quando não pratico exercícios físicos consumo menos carbohidratos durante o dia.
Sempre teve esses cuidados ou surgiu num dia ou numa situação especial?
Desde a minha infância que gosto de legumes, saladas e frutas e não foi difícil mudar os meus “maus hábitos”. Houve uma situação especial, há três anos quando participei de um programa de televisão no Brasil. A partir daí descobri o prazer em comer saudável.
E porque tem esses cuidados? Porque tem tendência para engordar e prefere alimentar-se com produtos e receitas mais saudáveis ou por uma questão de saúde?
Pelos três motivos. Tenho tendência para engordar, infelizmente, mas tenho sorte em ter uma genética que me ajuda. Não há resultados sem esforços, por isso treino e cuido da alimentação para estar com o corpo e a saúde em dia.
Desde que passou a ter cuidados com a alimentação verificou alterações em si? Na pele, no corpo, na disposição?
Com certeza! Eu treino há 10 anos, mas só foi quando mudei a minha alimentação que notei mudanças significativas em meu corpo, pele e disposição. Acredito que nós somos aquilo que comemos, por isso e considero a alimentação como o meu melhor remédio.
Como é dia a nível alimentar na sua vida, desde que acorda até que se deita? (o que come ao pequeno almoço e por aí fora?)
O meu café da manhã é o pré treino (vou a academia a seguir), portanto faço mingau de aveia com leite de amêndoas ou água e canela. Ao almoço, um carbohidrato integral, salada e carne magra ou peixe. Ao jantar legumes e uma proteína. Nos intervalos das refeições faço pequenos lanches.
Como surgiu a ideia de criar este blog e há quanto tempo tem?
Comemoro em novembro 1 ano do Blog www.gokellybaron.com. Eu sempre gostei de partilhar os meus conhecimentos em culinária saudável, atividades físicas e qualidade de vida. A ideia do blog partiu dos meus seguidores, escrever com mais detalhes dicas e pequenos segredos da minha vida saudável.
Qual o feedback que tem recebido? Tem imensos seguidores. Pedem-lhe conselhos, ajuda…
Fico muito orgulhosa e feliz quando as pessoas enviam mensagens ou me param na rua para dizer que seguem e gostam das minhas dicas no blog. É gratificante saber que contribuo de alguma forma na vida dessas pessoas. Tudo o que eu partilho é sempre pensando em ajudá-las.
Tem alguma formação na área de alimentação?
Sou advogada de formação mas amo estudar sobre a alimentação saudável e atividades físicas. O conhecimento aprende-se lendo e experimentando e é assim que faço no meu dia-a-dia. A cada descoberta partilho com os meus seguidores.
E cozinhar? Sempre gostou ou surgiu com a idade?
Em casa sempre fui incumbida de fazer as sobremesas em dias de festa. Foi aí que ganhei o gosto.
Qual a sua especialidade?
A minha especialidade são doces saudáveis, adoro inventar receitas!
O que não falta a nível de produtos alimentares na sua dispensa e frigorífico?
Não pode faltar em casa frutas, legumes, hortaliças, grãos, carnes magras, batata doce, aveia, iogurte magro e queijo fresco.
Quais as dicas que dá a quem quer passar a ter uma alimentação mais saudável?
Para quem quer passar a ter uma alimentação saudável, é preciso começar devagar, introduzir um novo hábito saudável a cada dia para não desistir. Comer saudável é um ciclo vicioso que faz bem ao seu corpo. As minhas dicas são basicamente o que eu costumo fazer, não beber durante as refeições, ter muito cuidado com os sumos (até os naturais), evitar a lactose, optar por carbohidratos integrais, reduzir o sal e o açúcar refinado. Um investimento como este, a longo prazo, traz vários benefícios a sua saúde.
Há agora muita gente a partilhar os seus pratos e receitas e a terem mais cuidados com a alimentação. Acha que é uma moda ou os portugueses passaram a ter, de facto, mais cuidado?
Hoje em dia ser saudável está além do físico. E de um modo em geral, as pessoas estão cada vez mais conscientes em quererem alimentar-se melhor, praticar exercícios físicos para garantir a longevidade e estar bem com o auto estima. Estar com a saúde em dia é o que todos nós desejamos.
Não dispensa também o exercício físico. É fundamental para um estilo de vida mais saudável, a par com a alimentação, certo?
Sem dúvida. Não basta só fazer exercícios e não cuidar da alimentação, ou vice-versa. Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada caminham lado a lado. Os resultados estéticos são muito visíveis quando conciliamos os dois.
O que faz a nível de exercícios e quantas vezes por semana?
Treino todos os dias na academia Holmes Place. No verão prefiro treinar ao ar livre. Eu vario muito os exercícios, tem fases que prefiro a musculação, em outros os exercícios funcionais ou trx. Nunca dispenso a corrida e a bicicleta.
Está agora a viver no Porto e a tirar um mestrado. O que está a estudar?
Não está a ser fácil acompanhar o mestrado em Direito em Portugal pois a legislação é bem diferente. Eu gosto de desafios, foi por isso que escolhi fazer matérias de todas as áreas para entender um pouco mais como funciona os meios jurídicos em Portugal e Europa.
A nível de trabalho o que tem feito, projectos de futuro? Gostava que esse futuro passasse por esta área da nutrição?
Tenho projetos futuros na área da Advocacia e da alimentação saudável.
E um livro com receitas e dicas da Kelly para quando?
É uma ideia. Quem sabe um livro com dicas inéditas de bem-estar, alimentação saudável e exercícios. Como emagrecer e ganhar saúde!
Receitas da Kelly:
Pudim de chia
Ingredientes:
· 1 colher de sopa de chia
· 3/4 de xíc. (chá) de leite de coco ou aveia
· 1col. (chá) de mel
Preparação:
Juntar todos os ingredientes num potinho (com tampa) e deixar na geladeira por um dia (ou até dois).
Pela manhã, acrescente frutas a gosto e saboreie este café da manhã saudável.
Também pode levar para o seu trabalho como opção de lanche.
Nuggets de frango e aveia
Ingredientes:
· 500 gramas de carne moída de frango
· 1 colher de sopa de alho em pó
· 1colher de chá de sal
· 2colheres de sopa de salsinha fresca ou tempero a gosto
· 50 gramas de farelo de aveia
Preparação:
· Pré-aqueça o forno à 200ºC.
· Misture os ingredientes (carne, alho, sal e salsinha) e separe a carne em pedaços de tamanho pequeno, semelhante a dos nuggets.
· Na sequência, empane os nuggets no farelo de aveia e coloque-os em uma assadeira coberta de papel alumínio untada com um óleo saudável.
· Leve ao forno por 17 minutos.
· A receita rende 16 nuggets e cada um tem apenas 30 calorias.
Arroz doce saboroso sem glúten e sem lactose
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
· 2 cravos-da-índia
· 3 canelas em pau
· Raspas da casca de ½ limão-siciliano
· ½ litro de água
· 5 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário (ou outro açúcar de sua preferência)
· 4 ½ xícaras (chá) de leite de arroz ou leite de coco)
· Canela em pó (para polvilhar)
· Lascas de amêndoa
Preparação:
· Coloque o arroz, os cravos, a canela em pau e as raspas de limão numa panela.
· Acrescente água e adoçante em pó.
· Cozinhe tudo em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada.
· Quando a água secar completamente, adicione o leite de arroz (ou leite de coco) e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e o com um caldinho cremoso.
· Depois de pronto, sirva com lascas de amêndoas e polvilhe canela nas tacinhas individuais.